29.1.13

Futuro Indelicado : Jornalismo

Tumblr_lcv0ke7wst1qajnsxo1_1280_large
Olá pessoas ... Enquanto eu estava procurando faculdades , eu tive a brilhante ideia de criar um novo "tema" para o blog , é a seção "Futuro Indelicado" - Espero que tenham gostado do titulo - e nessa seção , eu irei dar umas dicas de faculdades para nós - meninas - que ainda não fazem ideia da carreira que querem seguir . E no caso , a primeira profissão ( a qual eu mais me identifico ) é JORNALISMO ;
Tá ... Você deve estar pensando que eu quero aparecer na TV e dizer como estará o tempo na semana que vem , ou dizendo sobre economia e blá blá blá , NO WAY !
Jornalismo não consiste em somente aparecer na TV , na verdade , o Jornalismo é meio cheio de ideias ... Você pode ser editora em uma revista ... Escrever livros , criar blogs críticos etc ...
Mas claro , você tem que se dar bem em português , gostar de escrever , ser criativa ( afinal , temos revistas eletrônicas e vários meios de divulgação ).
Vocês devem achar que eu estou enlouquecendo em pensar em faculdade com 15 anos ... Mas sabe , daqui dois anos eu vou estar totalmente confusa se eu não me preparar e escolher o que quero fazer , sou meio precipitada , eu sei , mas vamos cair na real , você que está no ensino médio como eu sabe que tudo gira em torno do seu futuro , de faculdades , provas com base em vestibulares e tal ... Então já é bom ter uma ideia do que vai fazer né ?!
Por isso preparei essa seção , para você ver e perceber com qual faculdade você se identifica e ter uma ideia de como seria sua vida com tal carreira , e a escolhida de hoje é o jornalismo .
Definição :São a procura e a divulgação de informações por meio de veículos de comunicação, como jornais, revistas, rádio, TV e internet. O jornalista é o profissional da notícia. Ele investiga e divulga fatos e informações de interesse público, redige e edita reportagens, entrevistas artigos, adaptando o tamanho, a abordagem e a linguagem dos textos ao veículo e ao público a que se destinam. Senso crítico, capacidade de expressão, domínio do português e de técnicas de redação são fundamentais no exercício da profissão. Ele precisa dominar, também, os softwares de edição de textos e de imagens.
Na sociedade : Para conquistar uma dessas vagas, o bacharel tem de entender a linguagem da internet das redes sociais, como Twitter ou Facebook. As oportunidades estão em portais, revistas on-line, blogs e sites de empresas, em geral. A comunicação corporativa ou empresarial costuma oferecer maiores oportunidades de trabalho do que as redações de revistas, jornais e agências de notícias. O diploma não é mais obrigatório, mas as empresas de comunicação ficaram mais exigentes na hora de contratar jornalistas. Dessa forma, ter uma formação superior é um ponto positivo no currículo. "Nos pedidos de estágios que recebemos aqui, reparamos que eles querem um profissional que também saiba diagramar, montar site, fotografar e editar. Não basta apenas escrever a matéria", conta a professora da UFRJ. São Paulo, por concentrar grande número de editoras e jornais, oferece o maior número de vagas. No Rio de Janeiro o mercado deve ficar aquecido nos próximos anos com a realização da Copa do Mundo - a cidade abrigará o Centro de Imprensa do torneio - e das Olimpíadas de 2016. Além de trabalharem com carteira assinada, muitos jornalistas atuam como prestadores de serviços, ou freelancers. 
Agora uma coisa bem importante ... A remuneração ! 


Salário inicial: R$ 1.940,00 (5 horas diárias em jornais ou revistas da capital); R$ 2.196,00 (assessoria de imprensa na capital); fonte: Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo.
Quer saber mais ? Clique aqui !

P.s : O curso dura 4 anos

Bom gente , espero que tenham gostado do post , vou postar sobre isso 2 vezes por mês :)

Kissus

6 comentários:

  1. Adorei essa iniciativa de querer nos ajudar. Irei dar inicio ao ensino médio nesse ano, estou pensando em fazer algo ligado a administração, e ficaria muito grata se um desses "futuro indelicado" falasse sobre esse tema.

    Beijos, Kawanny Arruda.

    ResponderExcluir
  2. Adorei sua ideia flor..eu penso muito em ser jornalista acho que é tipo o emprego ideal,mas fico indecissa pois tambem curto engenharia. ><

    princess-intheclouds.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Vou pro ensino médio esse ano, adorei essa ideia do post. Tenho tantas duvidaaas!
    @awnste
    www.senhoritaliberdade.com

    ResponderExcluir
  4. Oi oi Carú segue meu blog?
    http://cupcakedelacinhos.blogspot.com.br/
    adoraria preciso de seguidores um beijão!

    ResponderExcluir
  5. Vou iniciar em abril a faculdade de jornalismo! Qualquer coisa eu publico lá no blog como é .. e tals! ai vc tira algumas duvidas!
    é bom pensar no futuro mesmo!
    xoxo, Lari ^^
    www.olhacomoeufaco.com

    ResponderExcluir